WCS Brasil and the State of Amazonas agreed to work together to develop the first pilot areas for a new high integrity forest investment initiative designed to pay the stewards of high integrity tropical forests for the ecosystem services those forests provide, including their CO2 absorption, which helps cool the planet. The agreement was signed at the United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC) Climate Conference.

These forests and their ecosystem services do not fit in the logic of carbon offset markets and no current climate finance mechanism assigns any financial value to them. Working with partners, WCS aims to create this new high integrity forest investment asset class, pilot the approach at a limited number of locations (including Amazonas), and build out the "system" to enable scaling and uptake in other geographies and by other organizations.

The MoU was signed by Secretary of Environment Eduardo Taveira for Amazonas State, and Daniel Zarin, WCS Executive Director for Forests and Climate Change, on behalf of WCS Brasil. The MoU specifies a number of actions in the first half of 2023, including a robust workplan, consultations and negotiations with local communities in and around pilot conservation and sustainable management units, and agreements with "first-mover" buyers on the terms of their initial purchases.

The WCS high integrity forest investment initiative is intended to add a new tool to the toolkit currently available to address the climate crisis and finance critical forest conservation.

Said Padu Franco, Director of the WCS Andes, Amazonia, Orinoquia Program: “Amazonas State is the most important jurisdiction for the preservation of high integrity tropical forests in the world; no country has a comparable extension of them. This MoU thus represents a significant step in advancing the forest investment class that recognizes the outstanding CO2 absorption role of well conserved forests. WCS is proud to partner with the State government and commends its leadership to innovate on financial mechanisms toward forest conservation.”

CoP27: WCS Brasil e Estado do Amazonas firmam parceria para programa piloto de pagamento pela gestão de florestas tropicais de alta integridade

A WCS Brasil e o Estado do Amazonas firmaram um acordo para desenvolver as primeiras iniciativas piloto de investimento em florestas tropicais de alta integridade. O mecanismo irá financiar a gestão dessas florestas com base nos serviços ecossistêmicos que elas prestam, incluindo a absorção de CO2 que ajuda a resfriar o planeta. O acordo foi assinado na Conferência Climática da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27).

Estas florestas e seus serviços ecossistêmicos não se encaixam na lógica dos mercados de compensação de carbono e nenhum mecanismo de financiamento climático atual atribui qualquer valor financeiro a elas. Trabalhando com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Amazonas (Sema) e parceiros, a WCS visa criar uma nova classe de ativos de investimento em florestas de alta integridade, testar a abordagem em um número limitado de áreas, incluindo o estado do Amazonas, e assim construir um "sistema" que permita o aumento de escala e a potencial implementação  em outras regiões e mesmo por outras organizações.

O acordo de cooperação foi assinado pelo secretário de Estado do Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, e pelo diretor executivo de Florestas e Mudanças Climáticas da WCS, Daniel Zarin, em nome da WCS Brasil. O termo inclui o desenvolvimento em parceria de uma série de ações no primeiro semestre de 2023, incluindo a elaboração de um plano de trabalho conjunto, consultas e articulações com comunidades locais, dentro e ao redor das áreas piloto, e a construção de acordos com potenciais compradores, que darão o impulso inicial à iniciativa.

A iniciativa de investimento em florestas de alta integridade da WCS pretende, assim, acrescentar um novo mecanismo ao conjunto já disponível para lidar com a crise climática e prover financiamentos críticos para  a conservação florestal.

O diretor do Programa WCS Andes, Amazônia e Orinoquia da WCS, Padu Franco, destacou a importância das florestas do Amazonas para as políticas ambientais e climáticas. “O Estado do Amazonas é a jurisdição mais importante para a conservação de florestas tropicais de alta integridade no mundo; nenhum país possui uma extensão de florestas íntegras nestas proporções. Este acordo de cooperação representa, portanto, um passo significativo no avanço da classe de investimento florestal que reconhece o excelente papel na absorção de CO2 por florestas bem conservadas. A WCS tem orgulho de fazer parceria com o governo do Amazonas e parabeniza sua liderança em inovar nos mecanismos financeiros para a conservação das florestas”, disse.